A partir dos 40 anos os seres humanos contam com uma diminuição significativa dos hormônios e assim os cabelos se tornam mais frágeis, delgados e quebradiços ou com maior tendência a fraturas.

A canície ou cabelos brancos são símbolos de desgaste. Ocorre devido à morte de melanócitos, células responsáveis por dar cor aos cabelos e se inicia geralmente após os 30 anos. Os sinais do tempo são marcados pelo adelgaçamento dos fios (afinamento), pela diminuição da massa capilar, facilidade de fraturar, pela despigmentação e pela rarefação dos cabelos.

Quando relacionamos a queda de cabelos a doenças, as alopecias podem acontecer em qualquer fase da vida da mulher, porém é mais comum após a puberdade – ex. eflúvio telógeno, no período pós parto – ex. nutricional e após a menopausa – ex. alopecia androgenética.

Há formas de minimizar o problema? Quais?
Para se previnir a queda dos cabelos uma nutrição adequada é muito importante. São indispensáveis Ferro (Fígado, carnes, gema de ovo, legumes, grãos integrais ou enriquecidos, vegetais verde-escuros, melaço escuro, camarão, ostras), Zinco (Leite, fígado, moluscos, arenque, farelo de trigo), Cobre (Fígado, moluscos, grãos integrais, cerejas, legumes, rins, aves, ostras, chocolates, castanhas, cereais, frutas secas, mariscos, tecidos animais), Vitamina B6 (Levedo, germe de trigo, carne de porco (bem passada), vísceras, principalmente fígado, cereais integrais, legumes, batatas, bananas e aveia) etc.

Evitar realizar procedimentos químicos muito agressivos e com freqüência, como alisamentos, tinturas dentre outros. O cuidado com a hidratação também se faz necessária. A ingestão de água, evitar exposição solar exagerada, assim como o tabagismo e fazer uso de filtros solares ou chapéus também contribui para um cabelo bonito e prevenir sua queda e quebra.

Há tratamentos? Quais os tratamentos mais eficientes, na atualidade? Ou a queda de cabelo é permanente? Por quê?
As mulheres são tratadas com antiandrógenos. As vitaminas empregadas nos tratamentos das mulheres, assim como medicações injetáveis. Os cuidados externos como hidratação também são importantes.

Se a mulher não cuidar da queda de cabelo, poderá sofrer conseqüências no futuro? Quais são elas? Há como revertê-las mesmo depois de tanto tempo de descuido?
Sim. Ela pode ter uma perda de massa capilar muito significativa podendo até se tornar praticamente calva. A reversão pode ocorrer desde que não se trate de uma alopecia cicatricial, aquela em que os cabelos não são capazes de se recompor.

A queda de cabelo pode ser sinal de doenças ou de problemas ocultos e mais graves? Quais? Como é feito o diagnóstico?
Sim. Pode está relacionada a déficits nutricionais, distúrbios endócrinos, como os de tireoide, doenças como lúpus, sífilis e etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *