Que substâncias existem hoje, no mercado, para alisar ou relaxar o cabelo? Falar sobre cada uma delas, explicando:

Para quem tem cabelos crespos ou encaracolados que não desejam um cabelo extremamente liso uma boa opção é a defrisagem, pois é menos agressiva para os cabelos e apenas diminui o volume e realça os cachos. Se a intenção é um cabelo liso as escovas (progressivas, japonesa, de chocolate, tailandesa e etc) são mais interessantes a maioria delas são à base de: ácido tioglicólico, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, hidróxido de lítio, hidróxido de guanidina, entre outras (inci: thioglycolic acid, sodium hydroxide, potassium hydroxide, calcium hydroxide, lithium hydroxide, guanidine hydroxide). Todas têm o mesmo fim que é quebrar as pontes de sulfeto dos cabelos sua eficiência varia com a concentração empregada em cada tipo de alisamento proposto.

Como uma substância consegue alisar um fio de cabelo? Como se dá esse processo?
A forma dos cabelos é dada pelas pontes de hidrogênio e de sulfeto. Estes produtos quebram as chamadas pontes de sulfeto. As pontes de hidrogênio são quebradas mais facilmente através do aquecimento por isso os cabelos são alisados quando se faz uma escova ou se usa a chapinha, porém esta modulação é transitória e após o contato com a água volta a sua forma inicial.

Até que ponto o alisamento/relaxamento estraga o fio de cabelo? Esse dano dura quanto tempo? Até o cabelo crescer?
Os alisamentos podem promover danos desde a parte mais superficial dos cabelos, a cutícula, passando pela porção medial e até danos que atinjam o córtex a parte mais interna. Este dano depende da intensidade do processo químico. Quando atinge a parte mais externa apenas os danos podem ser minimizados com hidratação ou queratinização dos fios. Se os danos atingirem camadas mais profundas como a medula pode quebrar os cabelos e ser irreversível.

O que existe no mercado hoje para alisar? Escova progressiva, o que mais? Só muda o nome, mas é tudo a mesma coisa, ou não?
Não é a mesma coisa porque usam concentrações diferentes de produtos semelhantes. Por isso cada escova diz ter a sua propriedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *